A esfera efectiva: permite ao homem refletir as
relações que estabelece com a realidade de acordo as necessidades de suas personalidade.
A esfera afectiva se manifesta através dos estudos
afectivos que expressam com objectos e fenómenos da realidade que o homem
conhece, satisfaz suas necessidades se lhes forem agradaves.
Em psicologia
descreve se uma serié de estados que podem reduzir-se em homem e o professor
deve saber conhecer para lograr o desarrolho das relações afectivas adequadas
durante sua actividade e por tanto produzir relações afectivas e favoreceu o
desenvolvimento do processo de ensinamento tais como:
Emoções, sentimentos, estado de
animo ee setado de tensão.
Entre os estados afectivos, os tipos fundamentais
são:
1º As emoções;
2º Os
sentimentos;
3º Estados de
tensão.
Para diferencia-los, há que se tornar quatro (4)
critérios:
1.
A
intensidade:
A força com que aparecem;
3.
Tempo
de duração.
4.
A
exitencia: das reações fisiológicas evidentes
(palides, sudurações, dores de estomágo entre outros.
Emoções
São vivencias afectivas demodera
intensidade em sua manifestação, que aparece de forma relactivamente brusca
podendo organizar ou dezorganizar a actuação do sujeito e se expressam por um
periódo breve; em geral, apresentão reações fisiológicas muito évidentes e
facis de constatar.
Exemplo: a alegria ater um exito, a
tristeza até a um fracasso, o desgosto até as situações adversas.
Asemoções podem surgir até a
situação que já ocorrem ou ocorrem se manifestam também como antecipação á uma
situação. As emoções podem organizar e desorganizar a situação do sujeito e
também podem activa-lo ou inibi-lo.
Em alguns casos uma emoção
contribui aque a situação do sujeito seja mais adequada, eficiente, alcanse
melhor resultados. Um estudante que se prepara para um exame confiando em suas
possiblidades, que se sente seguro de si, e experimenta um entusiasmo na
realidade de exame que lhe ajuda a executa-lo satisfeitamente, sem o desánimo,
enfrentando com optimismo as dificuldade que se apresentam, alcansando com cada
dificuldade vivida numa satisfação que estimula e lhe sustenta em sua execução.
Em outros casos a emoção provoca a
situação do sujeito se entorpeça se dificulte não desempenhar-se anível de
eficiencia adequada e não se obtem os resultados esperados. Sé antes uma situação
de exame o estudante esperimenta uma emoção de medo, não tem de provocar cada dificuldade que se
apresenta em um exame que lhe aparece um obstáculo insalvavés, tudo isso lhe
cria espectativas de fracasso que lhe difulta e pode empedir responder correctamente.
Sentimentos
São vivencias afectivas de
paulatina aparecimento que organizam a actuação do sujeito. Existem por um
periódo relactivamente prolongado e tem caracter generalizador, sua intensidade
é menor que a emoção e não apresenta alterações fisiológicas.
Exemplo: o amor ao trabalho, á
patría, aos filhos, á ciencia, o ódio a exportação descriminação parcial, e á
desonestidade.
Os sentimentos apereceu mais
lentamente que os afectos e as emoções que surgem em grande medida sobre a base
destas ultimas. Quando ocorre que por círcunstancias objectivas e subjectivas o
vínclo emocinal com um objectivo se consolida, se fortalece se estemátiza,
então se forma uma reação afectiva muito mais estável e generalizando com
respeito a esse objectivo.
Um sentimento se por decterminado motivo as
emoções agravadavés de sujeito que se voltou efatícamente sobre uma pessoa, se
fortalece a reação afectiva com ela assim pode surgir o sentimento que seja de
amor, amizade, e outros similar.
Assim, os sentimentos
são generalizados em objectos e não entre vários deles como ocorre em as emoções. Uma emçao pode produzir em
relação com os mais variados objectos,destintivamente pecuriar.se pode falar de
uma emoção de prazer referida a distintos conteúdos,mais refere-se ao
sentimento de amor a pátria se não se faz com respeito a este contúdo.
A diferença entre os
sentimentos e as emoçoes em seu carácter generalizado implicita outra
diferenciação entre ambos tipos de estados afectivo transcedem á sictuação,não
são sictuações como as emoções. Eles são mais estavés variando.
Exemplo: podem mostrar
o caracter não sictuações mais,a estabilidade dos sentimentos de uma pessoa.
Os sentimentos se formam
durante a vida do indivíduo em consequência com as condiçoés completas nas que
transcorrem sua existência mais também
pode modificar-se quantitativamente e qualitativamente ligando a incluso a
desaparecer por diversas causas objectivas e subjectivas.
Em sua qualidade
defenómenos afectivos,os sentimentos formam parte da regulação psiquica que,que
devido a sua estabilidade contribui a formar as orientações das personalidades
até diversas esferas se actividades e deste modo organizam á actuação do
sujeito.
A possibilidade d organizar á actuação do
individúo pode manifestar-se em qualquer sentimento, mais isso se aprecia
claramente em aqueles sentimentos que seus marcado contiúdo histórico social
constitui em nível superior de desenralho das vivenças em homens.
Entre estes sentimentos
supérior se poder assinalar os sentimentos locais e ético(vinculados ás normas
e valores morais da sociedade) a honestidade, a justiça, a responsabilidade.
Os estéticos(vinculados
fundamentalmente á artistico do homem e apareciação estética de outras
manifestações sociais e de natureza:o belo,o tragico, a sublire.Os sentimentos
intectuais (vínculo dos processo e o resultado da cognização humana).
perplegidade, a segurança em conhecimentos apesar
da diferencia que são assimilados entre os sentimentos e as emoções, entre as
acções existente uma estreta humanidadet: por uma parte,os sentimentos formam
sobre a base das emoções, se fortalece
as relações emoçionais com determinados objectos isso pode produzir a sua
caracterização em um sentimento.
Estudo
de ánimo
Estudo afectivo de
pouca intencidade em sua manifstação relactivamente estavés,que manteniza a
psique e a sua sictuação,dando lhe um certo colocando ao calor afectivo e
manter-se com um bom humor,optismismo bem desposto ou senti-se abatido,pessimiste,aborrecimento,são
exemplo de ánomo.
O estado de ánimo surge
e acordo com o individúo tenha vivencia satisfatoria e não segue as
caracteristica da sua personalidade das condições acotecimento,circunstancia e
relações através dos quais transcorre
sua vida cotidiana em manifestações dos estados de ánimo infui
consideravelmente as caracteristica da personalidade já formada em um
individúo.
Estado de tensão
São reacções afectivas
quue surgem até que ao sugeito lhe resultou muitos dificis de perigo ou por
subcargar fisicas ou psiquicas.a intensidade de durração das sictuações se
tensão(estresse)são variavés,mais em estado provado por ela,é caracteristica á
ansiedade,á agustia do sujeito e por as reaçõe fisiologicas.
Qualidades
e funções das vivencia afectiva
Por suposto,em tudo em
que o homem aconhece-lhe afecto de igual modo oque se pode falar de qualidades
das vivencias afectivas .Ocorre que os objectos do conhecimento podem afectar
positiva ou negativamente ao sujeito em deficiencia de si é,agradavél não ensatisfação
de suas necessidades e por tanto se produzem estado afectivo possitivos e
negativo correspondentimente.também um mesmo objecto pode produzir em um
sujeito estados possitivo e negativo simultaneamente.
um exemplo dele se
manifesta quando um os membro satisfais ao outro por suas qualidades pessoas
mais não com os seus pais,pelo qual pode provocar comflitos que geram estados
negativos.neste caso se denominam estados em ambivalentes.também se encontra o
caso de estado indefenido quando o objecto de uma relação não se vincula de
satisfação ou insatisfação e necessidades.
Do antérior pode
derivar se que os estados afectivos cumprem com as funções básicas e
reguladores.
Bibiográfia
Google.
DAVIDOV.V. V la eliza
Escolar e Desanollo psíquico. V. V Davidov editorial pregress, Moscovo, Rússia
1988.
De la torre, C, Calvino
M. História de la psicológia. Leituras ecogizadas. C. De la Torre m. Calvico.
Editorial Pueblo Y Education, la Uabana, Cusa 1985.
Elkonino, D. B Acerca
do problema de la permidizacion del desarrollo psiquico em la edad infantil D.B
Elkonino. Em revista Vaprogi psicologia Nº 4 (traduccion seleccinon de lecturas
de psicologia infantil del adolescente
era parte) Universidade de la Uabana 1971.
Agradecimento
Em primeiro lugar
agradeço à Deus por ter-me dado a sabedoria de fazer tal trabalho, aqual
aprendi o bastante em segundo lugar agradeço ao professor por estar sempre apoiando-me acradeço a todas as dificuldade que enfrentei.Elas
foram adversarias e dignas e tornaram
minhas victórias muito mais saborosa.E agraço de novo aoa meu senhor Deus pelo que conquistei até agora
mas peço a ele para me dar a sabedoria para conquistar muito mais.
Conclusão
Cheguei a conclusão que
a esfera afectiva se manifesta através dos estados afectivos que expressam com
objectos e fenómenos da necessidade se lhes forem agradaveis.
Também vimos que os
sentimentos se formam durante a vida do indivíduo em consequência com as
condiçoés completas nas que transcorrem sua
existência.
Muito obrigado ajudou bastante
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO conteúdo é bom mas tem erros na palavras
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