sexta-feira, 27 de maio de 2016

Esfera Afectiva



A esfera efectiva: permite ao homem refletir as relações que estabelece com a realidade de acordo as necessidades de suas personalidade.

A esfera afectiva se manifesta através dos estudos afectivos que expressam com objectos e fenómenos da realidade que o homem conhece, satisfaz suas necessidades se lhes forem agradaves.

 Em psicologia descreve se uma serié de estados que podem reduzir-se em homem e o professor deve saber conhecer para lograr o desarrolho das relações afectivas adequadas durante sua actividade e por tanto produzir relações afectivas e favoreceu o desenvolvimento do processo de ensinamento tais como:

Emoções, sentimentos, estado de animo ee setado de tensão.

Entre os estados afectivos, os tipos fundamentais são:
1º As emoções;
2º Os sentimentos;
3º Estados de tensão.

Para diferencia-los, há que se tornar quatro (4) critérios:
1.      A intensidade: A força com que aparecem;
2.      Forma de aparecimento(brusca ou lenta);
3.      Tempo de duração.
4.      A exitencia: das reações fisiológicas evidentes (palides, sudurações, dores de estomágo entre outros.
Emoções

São vivencias afectivas demodera intensidade em sua manifestação, que aparece de forma relactivamente brusca podendo organizar ou dezorganizar a actuação do sujeito e se expressam por um periódo breve; em geral, apresentão reações fisiológicas muito évidentes e facis de constatar.

Exemplo: a alegria ater um exito, a tristeza até a um fracasso, o desgosto até as situações adversas.
Asemoções podem surgir até a situação que já ocorrem ou ocorrem se manifestam também como antecipação á uma situação. As emoções podem organizar e desorganizar a situação do sujeito e também podem activa-lo ou inibi-lo.

Em alguns casos uma emoção contribui aque a situação do sujeito seja mais adequada, eficiente, alcanse melhor resultados. Um estudante que se prepara para um exame confiando em suas possiblidades, que se sente seguro de si, e experimenta um entusiasmo na realidade de exame que lhe ajuda a executa-lo satisfeitamente, sem o desánimo, enfrentando com optimismo as dificuldade que se apresentam, alcansando com cada dificuldade vivida numa satisfação que estimula e lhe sustenta em sua execução.

Em outros casos a emoção provoca a situação do sujeito se entorpeça se dificulte não desempenhar-se anível de eficiencia adequada e não se obtem os resultados esperados. Sé antes uma situação de exame o estudante esperimenta uma emoção de medo,  não tem de provocar cada dificuldade que se apresenta em um exame que lhe aparece um obstáculo insalvavés, tudo isso lhe cria espectativas de fracasso que lhe difulta e pode empedir responder correctamente.

Sentimentos
São vivencias afectivas de paulatina aparecimento que organizam a actuação do sujeito. Existem por um periódo relactivamente prolongado e tem caracter generalizador, sua intensidade é menor que a emoção e não apresenta alterações fisiológicas.

Exemplo: o amor ao trabalho, á patría, aos filhos, á ciencia, o ódio a exportação descriminação parcial, e á desonestidade.

Os sentimentos apereceu mais lentamente que os afectos e as emoções que surgem em grande medida sobre a base destas ultimas. Quando ocorre que por círcunstancias objectivas e subjectivas o vínclo emocinal com um objectivo se consolida, se fortalece se estemátiza, então se forma uma reação afectiva muito mais estável e generalizando com respeito a esse objectivo.

 Um sentimento se por decterminado motivo as emoções agravadavés de sujeito que se voltou efatícamente sobre uma pessoa, se fortalece a reação afectiva com ela assim pode surgir o sentimento que seja de amor, amizade, e outros similar.

Assim, os sentimentos são generalizados em objectos e não entre vários deles como ocorre  em as emoções. Uma emçao pode produzir em relação com os mais variados objectos,destintivamente pecuriar.se pode falar de uma emoção de prazer referida a distintos conteúdos,mais refere-se ao sentimento de amor a pátria se não se faz com respeito a este contúdo.

A diferença entre os sentimentos e as emoçoes em seu carácter generalizado implicita outra diferenciação entre ambos tipos de estados afectivo transcedem á sictuação,não são sictuações como as emoções. Eles são mais estavés variando.

Exemplo: podem mostrar o caracter não sictuações mais,a estabilidade dos sentimentos de uma pessoa.
Os sentimentos se formam durante a vida do indivíduo em consequência com as condiçoés completas nas que transcorrem sua  existência mais também pode modificar-se quantitativamente e qualitativamente ligando a incluso a desaparecer por diversas causas objectivas e subjectivas.

Em sua qualidade defenómenos afectivos,os sentimentos formam parte da regulação psiquica que,que devido a sua estabilidade contribui a formar as orientações das personalidades até diversas esferas se actividades e deste modo organizam á actuação do sujeito.

 A possibilidade d organizar á actuação do individúo pode manifestar-se em qualquer sentimento, mais isso se aprecia claramente em aqueles sentimentos que seus marcado contiúdo histórico social constitui em nível superior de desenralho das vivenças em homens.

Entre estes sentimentos supérior se poder assinalar os sentimentos locais e ético(vinculados ás normas e valores morais da sociedade) a honestidade, a justiça, a responsabilidade.

Os estéticos(vinculados fundamentalmente á artistico do homem e apareciação estética de outras manifestações sociais e de natureza:o belo,o tragico, a sublire.Os sentimentos intectuais (vínculo dos processo e o resultado da cognização humana).

 perplegidade, a segurança em conhecimentos apesar da diferencia que são assimilados entre os sentimentos e as emoções, entre as acções existente uma estreta humanidadet: por uma parte,os sentimentos formam sobre a base das  emoções, se fortalece as relações emoçionais com determinados objectos isso pode produzir a sua caracterização em um sentimento.    


Estudo de ánimo
Estudo afectivo de pouca intencidade em sua manifstação relactivamente estavés,que manteniza a psique e a sua sictuação,dando lhe um certo colocando ao calor afectivo e manter-se com um bom humor,optismismo bem desposto ou senti-se abatido,pessimiste,aborrecimento,são exemplo de ánomo.


O estado de ánimo surge e acordo com o individúo tenha vivencia satisfatoria e não segue as caracteristica da sua personalidade das condições acotecimento,circunstancia e relações através dos quais transcorre  sua vida cotidiana em manifestações dos estados de ánimo infui consideravelmente as caracteristica da personalidade já formada em um individúo.

                                        Estado de tensão

São reacções afectivas quue surgem até que ao sugeito lhe resultou muitos dificis de perigo ou por subcargar fisicas ou psiquicas.a intensidade de durração das sictuações se tensão(estresse)são variavés,mais em estado provado por ela,é caracteristica á ansiedade,á agustia do sujeito e por as reaçõe fisiologicas.

Qualidades e funções das vivencia afectiva

Por suposto,em tudo em que o homem aconhece-lhe afecto de igual modo oque se pode falar de qualidades das vivencias afectivas .Ocorre que os objectos do conhecimento podem afectar positiva ou negativamente ao sujeito em deficiencia de si é,agradavél não ensatisfação de suas necessidades e por tanto se produzem estado afectivo possitivos e negativo correspondentimente.também um mesmo objecto pode produzir em um sujeito estados possitivo e negativo simultaneamente.

um exemplo dele se manifesta quando um os membro satisfais ao outro por suas qualidades pessoas mais não com os seus pais,pelo qual pode provocar comflitos que geram estados negativos.neste caso se denominam estados em ambivalentes.também se encontra o caso de estado indefenido quando o objecto de uma relação não se vincula de satisfação ou insatisfação e necessidades.
Do antérior pode derivar se que os estados afectivos cumprem com as funções básicas e reguladores.

Bibiográfia
Google.
DAVIDOV.V. V la eliza Escolar e Desanollo psíquico. V. V Davidov editorial pregress, Moscovo, Rússia 1988.

De la torre, C, Calvino M. História de la psicológia. Leituras ecogizadas. C. De la Torre m. Calvico.
Editorial Pueblo Y  Education, la Uabana, Cusa 1985.
Elkonino, D. B Acerca do problema de la permidizacion del desarrollo psiquico em la edad infantil D.B Elkonino. Em revista Vaprogi psicologia Nº 4 (traduccion seleccinon de lecturas de psicologia  infantil del adolescente era parte) Universidade de la Uabana 1971.


Agradecimento
Em primeiro lugar agradeço à Deus por ter-me dado a sabedoria de fazer tal trabalho, aqual aprendi o bastante em segundo lugar agradeço ao professor por estar  sempre apoiando-me acradeço  a todas as dificuldade que enfrentei.Elas foram adversarias  e dignas e tornaram minhas victórias muito mais saborosa.E agraço de novo aoa  meu senhor Deus pelo que conquistei até agora mas peço a ele para me dar a sabedoria para conquistar muito mais.   


Conclusão
Cheguei a conclusão que a esfera afectiva se manifesta através dos estados afectivos que expressam com objectos e fenómenos da necessidade se lhes forem agradaveis.
Também vimos que os sentimentos se formam durante a vida do indivíduo em consequência com as condiçoés completas nas que transcorrem sua  existência.

4 comentários: